eMentorCast #07 – Como ser um franqueado de sucesso
No episódio #07 tivemos a honra de receber o Mauro Nomura, que é CEO de um grupo de varejo com mais de 29 lojas, +500 colaboradores e com planejamento de faturamento de R$ 1 bi nos próximos 5 anos.
O Grupo Nomura nasceu em 1998 com a 1° loja da Arezzo. Na sequência, a expansão se deu no início com lojas de Calçados: Arezzo, Schutz e Multimarcas, mas já com outros segmentos e setores: L’Occitane cosméticos (9 lojas), Japex restaurante fast food (3 lojas), usacolor (tintas para construção civil – 3 lojas) e por último, Adidas (21 lojas nos estados SC, SP e RJ).
No papo com nossos Hosts Daniel Silva e Vinicius Silvestrini, além de compartilhar todos os seus aprendizados para o sucesso a frente do grupo, com dicas incríveis sobre varejo, cultura, tecnologia e gestão, Mauro compartilhou insights sobre como ser um franqueado de sucesso e contou o principal desafio que os seus mentorados apresentam em suas sessões de mentoria na eMentor.
Vale a pena acompanhar essa verdadeira aula sobre Varejo e Franquias!
Temas abordados:
- Iniciando como empreendedor
- Como surgiu o Grupo Nomura
- Principais pontos para sucesso do grupo
- KPIs quantitativos e qualitativos para o varejo
- Destaque como mentor na eMentor
- A importância da mentoria para um negócio
Indicações:
- Livro: A mentalidade do fundador
- Podcast: Eduardo Terra
- Podcast: Do zero ao topo
Participantes:
Mauro Nomura – CEO do Grupo Nomura (Convidado)
Daniel Muniz Silva – Investidor e Mentor (Host)
Posso te ajudar a entender melhor o seu negócio e potencializar tudo que você acredita.
Vinicius Silvestrini – CEO da eMentor (Host)
Posso te ajudar nos primeiros passos de uma Startup, na construção do seu MVP e na preparação para Captação de Recursos. Além de compartilhar todos os erros e aprendizados da minha jornada até aqui!
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Transcrição:
Bom dia bom dia galera tudo bem Estamos de volta nosso podcast edição 007 James Bond e hoje a gente tá trazendo um super convidado que vai contar tudo para você varejo como ser um franqueado de sucesso como start franquias né tudo que acontece dentro desse universo o Mauro no Mura fundador do grupo não muda tem mais de 20 anos de experiência nesse setor diversas franquias de sucesso é um dos mentores aqui nem Mentos com maior sucesso ultimamente vai estar contando aqui para vocês como é que esse universo que no Brasil gira 180 bilhões de reais todos os anos que cresceu 10% em 2021 em relação 2020 né e não para de crescer eu fiz aqui o meu dever de casa Mauro 170 mil unidades de franquias nesse brasilzão aí é eu acho que o seu setor aí principal que é moda né Você pode Depois você conta como é que tá toda abrangência do grupo tá ali também firme e forte Acho que são 14% das unidades do Brasil Tão dentro do setor de moda então assim é realmente uma indústria um segmento que move essa economia né então hoje vai ser um super bate-papo você que tá pensando em montar sua franquia você que já tem aqui ó 50 a 60 minutos com Mauro dicas tudo que Ele viveu que que ele tá vendo para o futuro então Mauro antes de você começar só uma coisa tá ansioso para sábado o trem vem Olha a gente não trabalha com outra opção é Flamengo ou Flamengo pelo amor de Deus muito bom Mário Super prazer ter você aqui cara e eu também tô aqui para aprender eu nunca Nunca montei uma franquia na vida eu tenho familiares que tem franquia então eu tô super curioso o Vini da imensa preparou aqui um uma sequência de perguntas mas eu acho que a gente vai navegar conforme você vai trazendo todo o seu conhecimento Então vai ser vai ser um papo super rico tá bom Mauro Obrigado pelo seu tempo pela sua disposição e eu já vou começar quem é o Mauro e como é que começou como é que você como é que você caiu como é que você viu essa oportunidade acho que foi em 1998 a sua primeira unidade né então a gente tá falando do século passado conta um pouco aí cara quem é o Mauro O que que você viu o que que você vem construindo até hoje bom gente Obrigado primeiramente pelo convite é o prazer tá aqui conhecimento né plataforma que eu acredito demais nesse modelo de mentoria eu mentoro como vocês sabem muita gente mas também sou mentorado começou na minha vida esse esse hábito de mentoria com o Instituto indevan nós passamos em 2018 pela aquele programa skate que são as empresas eleitas com potencial de crescimento exponencial e ali eu tive grandes mentores e realmente assim me apaixonei pelo modelo de mentoria e eu acredito demais nesse modelo então faço realmente com alinhado muito ao meu propósito e eu acredito que o empreendedorismo é uma das saídas aí das Nações né de buscarem aí uma evolução melhor mas vamos lá então me chamo Mauro Nomura eu sou CEO e fundador do grupo Nomura mas a minha trajetória como empreendedora ela começou um pouquinho antes do grupo no muro ela começou e sempre de uns três anos antes lá por 95 lá em 95 que que eu tinha o meu tio ele é Varejista né Ele é franqueado do Boticário há muitos anos em Santa Catarina e liberou uma salinha lá e ele falou assim Mauro Vamos abrir aqui uma loja de revistas e a gente abriu uma loja de revistas Então já entrega um pouco aí eu o tempo né E aí no decorrer eu muito inquieto sempre querendo explorar o máximo de cada coisa a gente abriu nos fundos da loja uma revelação de fotos então para você ver como é que tava aí o meu futuro tava muito em cheque se eu não tivesse mudado aí esse cenário porque hoje ninguém mais revela falta entre aspas né naquela época e ainda a gente era orgulhoso de falar que a gente revelava em uma hora as fotos e com loja de revistas que também revistas eu acho que hoje você vai numa banca de revista além de ter dois três por cento do número de banca de revistas que tinha antigamente hoje tem tudo menos revista né o que menos tem revista tem é um monte de Bugiganga cigarro charuto Enfim então assim foi meu começo mas eu acredito que esse começo foi muito importante para mim para o desenvolvimento da Soft Skills então eu moleque muito novo imaturo isso me deu uma forte presença aí na disciplina né não amadurecimento aí como ter um negócio resolver os problemas sozinho tem essa disciplina de trabalhar todo dia de ter horário enfim eu acho que foi bem relevante para mim tá e paralelo com isso eu peguei uma representação de cigarro importado e charutos então peguei aquela onda do cigarros de bali charutos e coincidentemente junto com abertura das das conveniências de posto de gasolina então era uma venda bit to be tinha que chegar lá tomar Porta na Cara tomar não isso acho que foi uma grande escola para mim então eu tive diversos aprendizados até que mais um pouco mais para frente até a gente pode compartilhar alguns deles mas muito desenvolvendo essa parte de softwares e aí que 98 a minha mãe ela tinha uma loja multimarcas de calçados ela falou assim Acho que eu tô querendo ter uma marca muito boa aqui Arezzo que eu tô querendo Abrir Mauro O que que você acha Quero trabalhar comigo eu falei não eu já tenho meu negócio já já me considerava rico né porque para o menino novo ele tem algum rendimento já acha que tem muito dinheiro e aí que a gente começou eu como sócio dela ela participou ali no começo eu acho que ela ficou por volta de um ano ali né mais a parte administrativa hoje ela praticamente não é mais sócia do grupo só em algumas operações que era só essa na Arezzo e um grupo tomou um outro formato a gente cresceu e desenvolveu bastante aí por outras linhas cara sensacional sensacional eu queria eu queria explorar Mauroeu tinha 12 anos quando eu comecei a vender essa colher no meu prédio né meu pai meu pai contador ele passava no Ceasa do Rio de Janeiro e trazer as frutas nós produzimos eu saía batendo de porta em porta para vender sacolé e comecei a falar Porta na Cara não né e eu considero isso é um episódio fundamental na minha história de empreendedor de eventualmente com 16 anos eu fui vender bijuteria com a minha mãe Então imagina eu tinha tinha vergonha de encontrar meus amigos da escola ali eu vendendo bijuteria né nem que eu tava vendendo cigarro de baile eu tava vendendo bijuteria o quanto isso foi importante na tua vida cara assim no começo dessa jornada né Essa essa habilidade comercial né Entendeu tem um cliente que existe uma transação Eu imagino que tem influenciado muito você tem visto diversas oportunidades e elaborada a partir dessa habilidade conta um pouco dessa parte é como eu falei foi eu acho que ajudou a desenvolver muito softwares né Principalmente de uma pessoa jovem que tava começando um negócio então eu tenho algumas situações ali que são que foram grandes aprendizados para mim tinha um cliente que eu atendia na segunda-feira ele só atendia fornecedor na segunda-feira era um bar de restaurante de faculdade Universidade Federal lá de Floripa E aí eu cheguei lá para atender na segunda-feira então ele só tem dia do meio-dia às duas então era um dia que eu não almoçava com meus pais em casa porque eu não estava em casa era o moleque tinha 17 anos 16 anos e para atender esse cara e esse cara era um cara muito duro duríssimo assim sabe o cara turrão turco bem fechado e eu vendi a primeira vez lá para ele tipo sei lá 10 pacotes de cigarro aí chegou na quinta-feira ele me ligou ó mano eu tô precisando de mais acabou eu fui lá entreguei mais sim a quantidade era mais ou menos isso não tenho lembrado aí chegou na outra semana a segunda-feira eu esperei que ele ia comprar pelo menos 15 né ele comprou os mesmos 10 da semana passada eu falei que que tá acontecendo o senhor vendeu semana passada 15 Não não eu quero 10 pronto aí chegou na quinta-feira ele me ligou de novo tô precisando de cigarro aí eu fui lá de novo levar o que ele precisava aí eu falei assim agora na outra semana eu falei agora ele vai comprar 15 né não é possível ele foi lá e pediu 10 de novo aí dessa vez eu me antecipado chegou na quarta-feira Eu já fui visitar ele porque eu sabia que ia acabar e já repulso resumo da Ópera foi um uma situação muito particular que foi um gerou um aprendizado para mim que um cara desse que começou dessa forma no final da nossa relação da construção de confiança e de consistência que eu tive ali com ele na parte de serviço eu terminava eu fazendo os pedidos ele não comprava mais então começou de um extremo né o cara muito duro e chegou no final ele soltou completamente eu que fazia o pedido para ele de entrega Então acho que são essas situações assim que a gente vai desenvolvendo realmente assim essa sorte que eu quero dizer não só de de consistência de maturidade e principalmente para o jovem de disciplina que hoje em dia eu vejo os jovens muito habilidosos inteligentíssimos totalmente data do riven porém algumas das softwares que usa aí é que talvez às vezes o esporte traga ou experiências como essa Tragam eu acho que tem muita relevância para acompanhar o hard skills Fantástico estamos na mesma página aí Vini depois vamos fazer um podcast só sobre mindset de empreendedora atrelado com mais sete de atleta né questão de perder ganhar treinar etc vamos lá então DNA empreendedor na família tua mãe te convida uma marca que tá surgindo hoje uma das grandes marcas do varejo de moda não só do Brasil mas do mundo ali começa a sua história como como franqueado se você conseguir pegar ali os principais aprendizados assim os obstáculos que você teve superar no começo da jornada entre a primeira e a quinta loja como é que era outros tempos da década de 90 começo do ano 2000 o Brasil abrindo a economia começando ainda se digitalizar né então era muito analógico ainda quanto esse começo porque eu gostaria de chegar no final do bate-papo né falando do teu sucesso atual mas queria explorar muito o começo realmente da e quem tá ouvindo aqui vai ficar pegando vai processar os insights e eventualmente poder fazer uma sessão 1 com você lá na ementa Então eu tinha Eu Estava cursando a faculdade uma faculdade muito boa de lá mais difícil de passar eu até falo isso com bastante orgulho de eu ter conseguido entrar numa faculdade dessa porque era realmente bastante difícil era tipo 30 para um E aí em paralelo a gente começou o grupo não muda né a gente não tinha noção que seria um grupo a gente abriu uma loja na verdade né e a gente tinha o que muita é vontade e que atitude de acertar porque conhecimento a gente tinha muito pouco a minha mãe é formada em bioquímica ela não tem background Empresarial Então realmente a gente tava ali mais com a cara com a coragem do que propriamente sabendo o que que a gente ia enfrentar Mas como eu te falei naquela época eu acho que a própria profissionalização era muito baixa não praticamente dados para a gente ajudar a tomar decisão a gente fazia venda no cartão de crédito naquele manual que precisava ligar no 0800 ainda para o cartão autorizado não tinha essa digitalização que tem hoje então essa vontade vamos dizer assim ajudar para a gente gerir bastante os negócios E aí a gente teve um começo rápido tá porque a gente teve um crescimento até acelerado ali nos primeiros anos acho que a gente abriu por volta de umas cinco seis lojas em dois anos e meio tá muito pelo próprio crescimento da própria Arezzo e eu era um cara como eu falei muito inquieto então naquele momento eu sempre oriento aí aos mentorados e indivíduo que que eu passava essa inquietude quando você não tem um direcionamento ela pode se tornar um problema porque se você não sabe onde que você quer chegar qualquer caminho serve então na nossa jornada eu fiz começando a
vários arranjos de negócios né E essa confusão ela começa por um né você traz um problema um outro arranjo um outro negócio quando você vê dá uma salada de negócios então nessa trajetória a gente abriu o multimarcas de calçados A gente cresceu com Arezzo a gente abriu o Outlet que a gente abriu L’occitane a gente abriu o restaurante japonês a gente abriu tintas para construção civil que importava tinha nos Estados Unidos então até chegar a 2012 ali 10 e até ali todos os iniciativas tiveram sucesso então as pessoas me procuravam porque naquela época não tinha mentoria ali aquela época tinha Pô dá umas dicas aí vamos tomar um cafezinho tudo que você faz você acerta você bota o tem o toque de mina de Minas você faz uma coisa e realmente executa e entrega e eu olhava para dentro assim como não procede isso porque a gente conhece as nossas deficiências né as nossas falhas né mas também nunca botar da prova enquanto que até 2010 11 ali a gente tinha acertado todos os negócios Até que a gente ia empreendeu esse negócio de tintas para construção civil Era um negócio é Beat se a gente importava nos Estados Unidos era completamente novo e qual que foi meu grande erro ali o meu grande aprendizado a gente não soube fazer o stop loss e naquele momento eu percebi que eu acreditava no que que as outras pessoas falavam eu não reconhecia e não ignorava que eu ia conseguir não conseguir executar aquele aquele empreendimento então eu demorei para sair fora desse negócio eu perdi mais dinheiro do que eu deveria nesse negócio justamente por não ter tido de repente a humildade de olhar assim não fracassei tchau cai fora e aí obviamente depois de um tombo né o gado escaldado tem medo de Água Fria que que você faz você se foca para o teu clor Business que faz faz um planejamento estratégico define Onde você quer chegar e não coincidentemente coisas começaram a acontecer né você foca a energia no teu COB Business vendi os restaurantes japonês vendemos as luxitantes focamos no Core ficamos com as lojas da Arezzo Schutz multimarcas e apareceu o a oportunidade da Adidas a franquia da Adidas que era bem o nosso corpo franquia varejo e de lá para cá o nosso grupo teve realmente um crescimento exponencial acho que 2010 A gente devia faturar por volta de 40 milhões de ano agora a gente vai faturar mais de 300 ano que vem e os pontos da virada que a gente teve foi que a gente começou a crescer em Santa Catarina com as operações da Adidas e como a gente tinha um dos melhores indicadores de performance do Brasil as Adidas tinha algumas lojas próprias e ofereceram para a gente as lojas próprias na verdade todas praticamente e a gente não tinha condição de abraçar tudo né a gente é um grupo lá de Santa Catarina e eu acho que é uma primeira aprendizado que eu tenho Sabe aquela aquela aquele sentimento de Barnabé tipo você acha assim não São Paulo é muito grande os caras são muito [ __ ] Rio de Janeiro né uma mega Metrópole [ __ ] chegar nós aqui com caixa limitado e Floripa e realmente a gente desmistificou isso tá porque hoje a gente tem gente é super reconhecido aí nas maiores empresas de shopping center do Brasil a gente tem bons números consistentes números a gente comprou essas lojas da Adidas de São Paulo e do Rio eram sete hoje nós já estamos Já estamos com 17 nessas duas praças a gente pegou as lojas que a própria vida operava a gente hoje fatura mais do que três vezes nos mesmos lugares as lojas então a gente realmente viu ali que a gente viu uma tese né a gente construiu uma tese Qual que é a tese é difícil você verticalizar você ter uma marca você ter a cultura de indústria e realmente conseguir chegar no Direct consumo mas não é que é obtilcip É difícil porque a analogia que normalmente falo que o industrial ele é um Transatlântico ele demora para fazer as mudanças alterações de Rota mas depois que faz ele vai passando por cima de tudo enquanto que o varejo precisa ser um jet ski então a gente Você acabou de falar aí pô O Flamengo ganhou a Copa do Brasil semana passada tem a Libertadores agora tá toda a loja agressivada de Flamengo a gente mais que triplica a programação visual as áreas E se o Flamengo perde no sábado domingo a gente desmonta toda a loja do Flamengo já transforma loja em outra e às vezes a indústria nesse processo todo ela leva mais tempo e o varejo ele necessita de uma velocidade maior Então hoje assim a gente tá com bastante oportunidade a gente não é só um grupo de franquia muito pelo contrário a gente é um grupo de praticamente 80% da nossa soluções e ferramentas digitais são nossas não são das marcas a gente revisou o nosso planejamento estratégico a gente quer faturar um bilhão aí em cinco anos a gente como eu falei ano que vem a gente está na bem na fase agora de construção de orçamento deve dar entre 320 a 340 milhões nós somos aí por volta de 600 pessoas hoje no grupo e a gente quer construir agora é trazer negócios para dentro também de uma forma inorgânica alguma aquisição que a gente participe da construção de valor da marca que a gente possa ter algum evento de liquidez futuro não ou que a gente tem a nossa marca ou que a gente abrace aí esse esse vídeo se de alguma marca onde a gente faça algum drag longo e alguma raça aí para algum evento de liquidez futuro Então esse é o estágio que a gente chegou a gente tem aí como eu falei muitos desafios pela frente eu dei uma comprimida aí na jornada mas basicamente é assim que a gente chegou até aqui o mar incrível cara sensacional mesmo a trajetória parabéns e Mauro viu você passou ali por várias mudanças acredito nesse mercado do varejo de saída do mercado mais analógico agora que o mercado muito mais digital e qual que é o principal aprendizado cara nessa virada de chave ali que você teve que eu acredito que antes a localização né de você ter uma loja no shopping no local bem a localização contava muito né acredito eu e hoje O que que você vê assim dessa transformação que aconteceu principalmente depois da pandemia é que mudou um pouco essa dinâmica Então eu acho que a pandemia trouxe aprendizados para todo mundo isso é fato seja no âmbito social econômico de negócios o nosso caso do varejo ele acelerou as tendências aí que estavam já mapeadas por todo varejo só que enquanto na água não bate na bunda né a galera Ah não calma isso vai demorar um pouco e realmente a pandemia acelerou essa digitalização eu sou mais uma vez da época lá que não tinha praticamente dados só que o nosso negócio Ele sempre foi muito digital muito com muita tecnologia Então antes da pandemia Eu costumo falar para o nosso time que cara a diferença é que a gente tinha versus o outro deu uma diminuída porque porque como todo mundo correu atrás a gente corria muito nessa parte de digitalização e ferramentas enquanto que muita gente estava parado então deixava uma diferença uma distância grande agora estreitou e eu acho que agora o novo varejo mudou um pouco essa essa dinâmica né então como é que basicamente funcionava antes o varejo né a gente comprava um ponto comercial Ou seja no centro comercial no shopping ou numa rua de Alto tráfego e o que que a gente estava comprando ali a gente estava comprando um tráfego Então você pega um bom Shopping por exemplo do Brasil sei lá Shopping Morumbi Barra Shopping era muito caro um ponto comercial você pagava só para o direito de uso e aí ainda mais aí ainda depois você pagava aluguel e condomínio só que ali te dava Uma tranquilidade que você estaria comprando um tráfego na sua loja que que aconteceu depois da pandemia que é a prática desse novo varejo caíram o tráfego em Centros Comerciais principalmente por causa da overlapping
porque a gente pode fazer venda para outros estados para outras regiões o cliente não vem para loja então Além de a gente ter essa tecnologia para poder atender esse cliente nós hoje não podemos mais ter aquela postura passiva de esperar com braço cruzado o cliente entrar na loja porque era o que a gente fazia antes a gente comprava uma boa localização e esperava o tráfego vim que o shopping trazia uma rua de Alto fluxo incrementava ali para nós hoje a gente tem que ser proativo como fazendo marketing digital impulsionando redes sociais né gastando aí mais com Cac olhando principalmente indicadores aí que antes eram eram negligenciados pelo varejo Então hoje de aquisição do cliente LTV Live time velho e que é o quanto que o cliente gasta em toda a jornada channe quantidade de clientes que a gente perde Então são indicadores que antes não varejo praticamente inexistiu varejo físico só no digital e que Tá exigindo hoje um novo perfil de um Varejista como eu falei Varejista mais proativo mais presente no digital que faça mais impulsionamentos que olha outros indicadores Então realmente assim o varejo ele fica um pouco de pernas Pernas pro Ar assim então vai ter uma acomodação Ok mas até lá eu acho que vai ter bastante oportunidade aí tá vai ter muita gente crescendo e muita gente tendo problemas sem dúvidas mal e se tocou num ponto ali né que tava até na minha próxima pergunta aqui eu percebo que você é um cara muito focado em gestão assim eu acompanho seu trabalho principalmente depois da entrada na emenda ele comprou bastante e eu percebo que você sempre falando sobre indicadores falando sobre o que você acompanha aí na no grupo no muro e emendando duas perguntas em uma né O que que você acredita hoje por empreendedor que tá ouvindo a gente a pessoa que tá pensando em entrar nesse mercado ou uma pessoa que tem ali algumas lojas de franquia mas que não tá tão maduro nem em relação à ingestão é que você considera os principais para esse cara olhar hoje se hoje não tem nada amanhã ele tem que começar a olhar isso e focar nesse nesse vou botar três assim que traz ali e o que que você considera o que cara precisa fazer para ser um projeto sucesso que você aprendeu nessas trajetória e que você hoje daria essa dica aí numa mentoria sua por exemplo para pessoa ter ali essa esse sucesso em franquia né começando pelo final aí da pergunta quem pensa em montar uma franquia Eu acho que o primeiro ponto é entender como é um franchise Qual é o sistema qual é o papel das partes porque eu vejo muita gente entrando sem ter esse real entendimento Então a primeira coisa que eu costumo colocar e desmistificar que um franqueado que opta então para entrar em uma rede de franchising ele é um empreendedor Light por que que eu falo empreendedor Light porque ele tá comprando um modelo de negócio não é ele que tá criando Então esse é o primeiro entendimento que eu acho que tem que ter o segundo é se você tá comprando um padrão quer dizer que você não adianta ficar lutando contra esse padrão o formato está definido não adianta ser aquele franqueado que vai ficar reclamando querendo mudar as coisas não executando o padrão do modelo de negócio então tem que tá bem claro aí o papel das partes Então qual é o papel da parte do franqueado executar o melhor formato possível entrega Ah o que que acontece Ah frequeadora vai acertar tudo Lógico que não vai mas cabe ao franqueado executado a melhor maneira até as coisas que não vão funcionar muito então acho que é seu primeiro entendimento que tem que ter a outra entendimento também tem que ter que o contrato de franquia para a maioria dos casos é o pouco tempo determinado Então você vai assinar geralmente é de cinco anos a franquiadora pode renovar ou pode não renovar Então não é um casamento eterno Então esse é um outro ponto tem que ficar bem claro se o perfil do empreendedor é realmente assim empreender querer montar o seu próprio negócio querer ser independente que quer ter voz ativa na definição do negócio empreenda o seu negócio a sua Marca essa é minha orientação que eu coloco sobre gestão de varejo a gente já fez aí um pouco de um spoiler ali de que realmente o varejo mudou acho que a gente tem alguns Pilares muito importantes assim definidos Porque a partir dos pilares eles vão dar aí ele abre as frentes né a gente é uma empresa que a gente fala para fretex então o que que é isso é aberto ao novo né Realmente Pô a gente tá pronto para desconstruir o que for preciso para realmente construindo nada algo novo e eu acho que a gente tá num momento propício para isso a gente tem obsessão pela linha de frente porque a gente precisa ter alta capacidade de execução a gente vibra junto a gente sempre quer mais porque a gente tem um plano agressivo de cinco anos e a gente é total orientado por dados Então a partir daí a gente começa a olhar os indicadores né então a gente praticamente tem dado para tudo hoje no nosso negócio tá até para as partes empíricas por exemplo humanas a gente tem ferramenta digital que trabalha com inteligência artificial algoritmo e que avalia até a parte empírica por exemplo um processo de seleção agora fazer o processo de seleção por se é fogo tiveram quase 500 quase 500 candidatos no processo seletivo ele preenche o link ele responde as perguntas e faz um cruzamento um match tanto de Cultura quanto de rádio Skills para o que a gente quer da engenharia do cargo traçando acima de 85% de match ele parte para uma seleção é um refinamento da nossa área de RH esses quase 500 foram 48 apenas tá que da heróis de 85 e desses 48 ela faz mais uma pré-seleção ali de currículo que avaliar alguns pontos tiveram 40 que foi para entrevistas aí com eles dos 40 apenas cinco foram falado comigo né que fizeram a seleção final que eu quero dizer com isso isso gera o quê isso gera velocidade melhorar a assertividade você imagina a gente fazer um processo de 500 pessoas fazendo o tradicional da entrevista né eu tenho que mobilizar a empresa inteira para fazer isso para isso começa a desmistificar alguns pontos aí empíricos né que a gente fala subjetivos pô o tal Fulano é engajado tá o Fulano combina com a gente o cara é esforçado ou como é que você mentura isso a gente tem por exemplo teste de integridade né que a gente faz para seleção a gente por exemplo não promove ninguém no grupo para nenhum carro de liderança sem o nível mínimo de integridade que a gente tem no teste Então essa praia de pessoas a gente tem aí agora a gente acredita muito na escolhização tá sabe o cinco estrelas do Uber do motoristas determina você bota lá quatro cinco estrelas a gente tá com um programa para virar o ano agora para escolhizar todas as pessoas do grupo 600 pessoas então entre aspas Todo mundo vai ter cinco estrelas 4.5 vai ter uma qualificação onde a gente começa a segmentar algumas oportunidades então por exemplo a gente tem de repente sei lá um treinamento que é caro recurso um deslocamento que seria inviável fazer para todo mundo mas a gente vai fazer para quem Para os 10 melhores pontuados de score Ah nós vamos fazer uma Tropa de Elite quem vão ser os 10 discords melhor isso gera um uma confiança e uma segurança para você poder escalar o teu negócio porque a nossa a gente tem duas prioridades estratégicas é ganho de governar os corporativa o time que é uma cultura porque são as duas coisas que precisa para crescer dinheiro e gente aliado a tua cultura para poder crescer de uma forma consistente então nessa parte de de score de gente a gente consegue mapear e principalmente dar oportunidades os principais talentos né E hoje também a gente tá implantando um programa chama hyundas inclusive de um amigo meu lá de Floripa que ele escorriza todas as nossas portas né nas nossas lojas a gente parametriza conforme os indicadores que a gente acredita que são essenciais para o negócio e cada loja tem uma história é basicamente um escola né que a gente tinha a meta aí você escolheria fica uma gestão mais transparente mais alinhada tá aqui ó vou visitar uma loja tá aqui o score sete está passando de ano pô o cara tá indo o cara tá com nove dez show tá indo bem tá tá claro que ah o cara que tá baixo ele sabe que o dele tá na reta pô deixa eu ver quais são os indicadores tanto quanto quantitativos quanto qualitativos que constroem esse score então a gente é muito orientado para isso e por fim os indicadores que a gente acredita principais do varejo Sem dúvida qualquer varejo seja uma padaria ou uma loja de móveis conversão que pouquíssimos varejistas acompanhem o principal indicador do varejo a gente tem por exemplo contador de tráfego em todas as lojas há mais de oito anos que a gente consegue daí apurar com precisão a conversão depois eu ticketing médio a gente tem que primeiro vender a conversão vender alguma coisa para o cliente depois é vender mais coisas né um ticket mede mais relevante depois a gente controla um terceiro indicador relevante que o NPS que é o Neto promotor score que é o nível de serviço que a gente está oferecendo para o nosso cliente ou o cliente está dando ponto eu não preciso mais visitar alguma loja para saber qual é o nível de serviço que a gente tá tendo a gente já tem essa pontuação o quarto é o NPS que é o incluir que é a nota do nosso colaborador tá dando insatisfação de trabalhar na empresa enfim porque mais uma vez eles vão ser o motor de crescimento para nós e por último seria quebra de inventário né porque pode botar muito muito recurso para dentro através desses indicadores mas também pode ter evasão com essa quebra de inventário Então esse é o simples quais indicadores que a gente mais gerencia na parte dos quantitativos ou sensacional que aula Mauro só essa parte aqui já valeu todo podcast cara muito bom muito bom mesmo Mauro
a gente vai começar você abriu falando da questão de mentorar né de ser hoje um especialista de varejo Mas você também mencionou o fato de ter sido mentorado né eu abraço a causa acho que muito como você eu devo muito do meu sucesso profissional eu não sou profissional mas pessoal a pessoas que me ajudaram ao longo da jornada me ouvindo principalmente me ouvindo e me perguntando né antes de eu entrar no Mauro mentor conta um pouco da sua relação do Mauro mentorado né como é que como é que isso aconteceu quem que você aprendeu ao longo da jornada hoje se você ainda tem mentores hoje como é que essa abordagem que hoje hoje nós já estamos dois lados da mesa né mentorando jovens que estão vindo buscando conhecimento mas também sendo mentorados por outras lideranças que nos ajudam nos nossos desafios também como é que é o Mauro mentorado então como eu falei antes eu fui introduzido nesse modelo aí de mentoria pelo Instituto indevon né que a gente participou lá do skatewap E lá eu tive alguns mentores que foram muito relevantes para mim mas principalmente na parte de estratégia então como eu falei assim a minha jornada eu era um cara muito inquieto seria tava sempre querendo fazer alguma coisa mas eu não tinha um caminho definido eu não sabia onde eu queria chegar e a partir do momento que eu comecei a ser mentorado eu como eu comecei a olhar para a estratégia eu nunca tinha feito planejamento estratégico não sabia onde eu queria chegar e a partir daí foi um divisor de águas da minha vida assim para o nosso negócio porque a gente foi mentorado para construir um planejamento estratégico a gente construiu uma tese de negócio a nossa tese de negócio é que a gente quer ser um braço de varejo para marcas que quer não ser relevantes com o consumidor final a gente mostrou isso através de resultados aí com Adidas o quanto que a gente consegue performar mais do que às vezes uma indústria que quer verticalizar então assim começou por ali e eu acho que o grande aprendizado que eu tive ali do da mentoria foi nessa parte de estratégia hoje eu falando aí com meus mentorados é praticamente uma regra da minha outra vez assim aos 80% das pessoas que eu falo dos mentorados eles precisam de saber onde querem chegar e o sentido de priorização eu vejo muita gente não conseguir identificar o elefante da formiga e aí às vezes eles ficam apegado na formiga e deixando o elefante passar Então eu acho que essa relação esse conhecimento te dá um foco principalmente nas coisas mais relevantes do negócio e é obviamente é o que mexe o ponteiro e é o que faz a diferença no final
muito muito bom é se mencionou Uber avaliação você mencionou dentro da loja NPS e INPS o Mauro Nomura mentor da ementa hoje tem 95% de NPS sim é um número Colossal né 5 de 5 estrelas convenção Rosa estátua Premium cara e assim sem dúvida vem muito são muitos anos de experiência a frente do tempo porque a forma como você tá descrevendo como é que você opera o grupo é a frente do tempo né Você fala de Cultura você fala de liderança é um grupo de 600 pessoas quando muitas vezes o Varejista aquele cara na barriga no balcão tentando espremer a compra para tentar vender melhor e ficar com aquela margem né Então você já vem com uma visão muito mais holística para tudo isso e essa relação que você tem com todo mundo que participa todo mundo tá todo mundo tá agregando como é que você como é que você
como é que você trabalha um mentorado como é que como é que é sua como é que é a sua abordagem você você hoje você fala somente de varejo ou se um mentorado busca conselhos de liderança de contratação que você acabou de desenhar um modelo de contratação aí que todo mundo que eu vi esse podcast vai copiar e colar Essa é a verdade Daqui a pouco você faz um jabazinho aqui diz qualquer ferramenta para todo mundo porque senão o pessoal vai ficar mandando e-mail para ementa Então e o Mauro mentor como é que como é que é a sua abordagem Eu acho que o primeiro ponto que tem que eu costumo fazer com os mentorados é criar um vínculo Inicial entender né conhecer da pessoa primeiro para depois entender dos dos problemas e do desafios e esclarecer bem o as expectativas as entregas né e assim como eu deixo claro também que que eu não sou professor eu não sou consultor mas eu quero fazer algo que tenha resultado já de curto prazo então tipo sair de uma agenda de primeira sessão de mentoria com plano de ação já de implementação de execução para já começar a mensurar as entregas né então eu deixo muito claro assim que o mentor a diferença eu acho que muita gente ainda confunde o Coach comentou né já que a gente está falando sobre isso o coaching ele te ajuda através de perguntas para você mesmo achar as suas próprias respostas e o mentor não o mentor ele utiliza a experiência dele o conhecimento dele e principalmente o relacionamento dele para te ajudar Desafios que você vai construir então é muito comum eu indicar ferramenta eu indicar pessoas que sabem alguma solução que eu nem eu sei eu dou só o caminho para ajudar isso naquele ponto Então hoje eu me sinto assim bastante seguro para contribuir em alguns negócios obviamente não em todos mas nas áreas de empreendedorismo na parte de gestão Essa gestão ela passa desde o varejo desde a parte de humanas marketing digital ali eu acho que também dá para contabilidade de Finanças eu acho que me deu essa bagagem grande tá no varejo o seu de um negócio que eu preciso ser mais completo eu precisei me desenvolver mais Skills E então eu poderia participar desde alguém que esteja na dúvida de construir o primeiro Negócio ou desde o estágio que alguém queira evoluir essa profissionalização através de seja de ferramentas ou de estratégia basicamente então eu costumo dizer que eu gosto de falar bastante sobre va tecnologia humanas Finanças e flechais legal demais eu acho que você trouxe ali né o principal valor da ementa né cara que é trazer pessoas como você que tem uma trajetória de realmente do Front de um negócio vivendo vivenciando aquilo aprendendo no dia a dia aí através dessa experiência Você conseguiu orientar alguém para um processo de que a pessoa vai ter que chegar no dia seguinte aplicada não é aquele negócio que muitas vezes como a gente tem hoje no mercado tradicional você vai fazer um curso você a gente tem dados hoje de rádio que aponta que a pessoa faz um curso dentro da empresa ela aplica 12% só do que ela aprendeu e já na mentoria a gente consegue ter essa melhor aproveitamento onde você sair da sessão e já de fato ter essa essa aplicabilidade no dia seguinte já tem um caminho a ser seguido então é por isso que a gente é fã desse desse modelo cara e fica muito tomado de pessoas como você que compartilhando isso com a gente Dani se você não tiver mais nenhuma pergunta uma hora Tá quase mas eu vou aqui dois minutinhos Paulo vamos fazer uma brincadeira aqui te faz uma pergunta você me responde rápido eu vou tentar ficar em cinco seis perguntas beleza um livro pra galera ali mentalidade do fundador boa um setor para empreender no Brasil que você não está
eu não arriscaria um setor eu vou dar um uma linha tudo que o estado atua que não meu ver o estado incompetente então tem grandes lacunas para você empreender e ser concorrente do Estado talvez educação saúde enfim segurança
ali muito grande do estado vou meter a mão né de atrapalhar que a blusa eles com uma brecha ele conseguiu criar um negócio gigantesco em cima disso
tem um podcast eu escuto muito podcast tá hoje por exemplo eu na academia geralmente quando eu tô no trânsito hoje na academia eu escutei isso aí no estoque pickers né mas eu gosto muito agora o Edu Terra sou fã dele no varejo lançou um agora que chama back deixa eu ver é novo por isso que eu não sei o nome todos do zero do zero topo todos Eu já li
deixa eu ver aqui o do Edu Terra você me lembra que mais vamos continuar aí já sabe cara uma dica uma dica para quem quer se aventurar nesse modelo de franquia de Varejista para grandes marcas a minha dica é entender o modelo do negócio o papel das partes e querer descobrir aonde você quer chegar boa boa cara uma dica de Cultura você falou de Cultura falou de gente eu fiquei entregado aqui
cultura é um é uma parte que muita gente menospreza a gente passou por todo um processo contratamos consultoria só vou dividir com vocês rapidamente aqui tá a gente contratou uma uma empresa de Cultura para construir o nosso manifesto e foi um investimento grande alto e sabe quando que era para foi era para ser o que Coffee era e realizar a assinatura do contrato e o pagamento em abril de 2020 no início da pandemia no primeiro no primeiro mês que normalmente a primeira coisa que eu pensei Ah vou travar isso de certeza mas não como era Total estratégico passou pela minha cabeça mas na hora eu já falei não jamais ia Total estratégico isso aqui é fundamental para o nosso negócio então como eu disse nossa empresa tem 600 pessoas são elas que tocam eu sou basicamente o facilitador e eu sou defensor da cultura e tentam definir a estratégia porque quem vive a cultura no dia a dia são eles e eu costumo dizer que a cultura se não for Vivida ela se perde muito rápido então uma dica que eu coloco sempre assim empresas que crescem rápido então tá trazendo talentos de Fora muita atenção porque se você traz gente de fora para ocupar os cargos de liderança de acordo com a decisão que eles vão tomando que não tiver alinhado com a cultura rapidamente você pode perder a tua linha de Cultura Então essa é uma das vantagens de você promover muita gente de dentro você preserva mais a tua Cultura sensacional sensacional ó descobriu o podcast ou você a gente deixa a gente deixa para o link nos comentários vou pedir para eles para ele dar uma procurada no Spotify é Eduardo terra se eu não me engano é background alguma coisa backstage alguma coisa backstage de alguma coisa Fantástico Mauro Muito obrigado Acredito que quando compartilhamos conhecimento né reverbera e a gente ajuda pessoas que estão vivendo desafios aí que podem ter um Insight uma ideia que podem buscar uma sessão com Mauro então muito muito obrigado pelo teu tempo parabéns pelo sucesso galera recapitulando aqui um grupo Varejista 300 milhões 320 340 previsão de faturamento para o ano que vem com quem esse absurdo com uma das maiores marcas de esportes do planeta Adidas setor de moda são mais de 22 24 anos né operando nesse modelo teve uma coisa lá você falou demitificar né então a gente ia para São Paulo para o Rio Cara de Santa Catarina para o Brasil para os quatro cantos do Brasil quem trabalha quem tem foco quem tem um plano estratégico quem traz gente boa quem toma conta de Cultura quem arrisca vai então cara o papo incrível Episódio 007 eu sou Daniel Silva foi um super prazer Mauro e Vini Obrigado pelo convite aí para essa aula cara muito obrigado e se Deus quiser o Mengão vai ajudar sábado a bater a meta do mês aí e do do ano
vai dar certo gente Obrigado aí prazer participar com vocês aí mentor continuamos aí seguimos firme Valeu um abraço bom pessoal para finalizar como de costume o Drone vai trazer aqui pra gente agora os principais ensaios que a gente tirou dessa conversa incrível com Mauro uma verdadeira aula ali sobre franquia tecnologia é cultura então ele vai vai trazer ele para um resumo né de tudo que a gente aprendeu nesse podcast perfeito bom galera se você ainda não ouviu tudo foi direto para o final para ver se vale a pena pausa volta para o começo ouve tudo e depois volta para cá você que tá querendo empreender dentro desse setor de franquia foi mal papo aberto transparente botou tudo na mesa contou as derrotas contou o que que ele considera fundamental para ter sucesso nesse espaço o Mauro é hoje o dono de um grupo com estímulo mais de 30 lojas é um grupo Varejista previsão de faturamento pro ano que vem de 320 milhões mais 600 colaboradores no grupo Imagina você você fazer uma gestão de 600 pessoas a complexidade que é isso e ele conta a trajetória dele de empreendedor ali na adolescência se virando Ele conta que ele chega nesse modelo de franquia para um convite da mãe né meio que por acaso ele dá uma pincelada que ele era um bom aluno entra na faculdade dedicou os estudos ele começa essa trajetória dele que tem mais 20 anos nesse período ele explode até ali 10/12 aonde ele tem um uma derrota né um setback derrota não setback ele reavalia ele segue a trajetória dele mais foco dentro de uma categoria dentro de uma Indústria participa de um programa de mentoria da indevo entende o processo de ser mentorado e eventualmente hoje aumentou dentro da trajetória dele começa sendo mentorado primeiro e hoje ele tá fazendo give back tá dando de volta ali ele entende a importância de ter um planejamento estratégico de ter um foco de botar todo o barco numa direção única todo mundo remando junto desenvolvimento do time interno quando eu perguntei para ele de cultura que ele falou é muito melhor promover porque a cultura já tá enraizada do que trazer de Fora ali ele me ganhou né então assim preocupação pincelou o manual de Cultura o investimento que ele fez pré-covid pré covid ele podia ter cancelado o investimento gigante em cultura ele seguir adiante porque ele entendia a cultura era uma coisa estratégica então assim uma aula né para quem gosta de varejo para quem tá já empreende no setor de franquia que é se aprimorar ou pessoas que tão considerando essa oportunidade então estratégico troca de conhecimento foco pessoas ele dá uma pincelada falando de como ele aplica a tecnologia dentro do varejo físico há 8 anos ele tá contando as pessoas que entram dentro da loja ele tá olhando conversão ele tá olhando de kitnet teve um momento que eu falei esse cara tá tocando e come não varejo na veia Adidas né não tô falando de coisa pequena aqui não então assim papo Foi incrível é um setor que eu não conheço muito então para mim foi uma aula Segue uma anotação aqui eu não sabia até fez o dever de casa antes 186 bilhões de reais passa por esse setor de franquias no Brasil anualmente um crescimento de 10% do último ano Então assim tá quente tá pegando fogo e pode ser para você então ó houve 45 minutos aproximadamente de conversa e o Mauro Claro tá dentro
95% de NPS é o motorista Black do Uber com cinco estrelas e 17 mil corridas algo desse gênero o cara é um craque e é muito transparente Adorei o modelo dele de mentoria que quando ele termina a primeira sessão o mentorado já sai com dever de casa para próximo vou começar a aplicar isso na minha também com mais clareza achei isso fundamental então né fica falando é o céu tá azul não ó entendi o teu negócio aqui a minha dica essa aqui é minha outra dica aplica daqui a duas semanas Vamos fazer um catchup aqui vamos ver como é que você tá evoluindo e daqui a gente continua essa jornada animal você pode vir Episódio 007 Valeu galera muito obrigado pela audiência por estar escutando aqui mentor Cash seguindo sobre os próximos aí grande abraço.