eMentorCast #10 – Trajetória de sucesso como empreendedor, investidor e mentor – com Donato Ramos

Donato Ramos - eMentorCast#10

Neste episódio do eMentorCast, Daniel Silva recebe Donato Ramos, CEO da Solum Capital e um experiente investidor, mentor de empreendedores e executivo. Donato compartilha sua longa jornada em ajudar pequenas empresas a se tornarem grandes, incluindo sua experiência como sócio diretor do Grupo Uni.co, diretor executivo da Imaginarium, sócio da AdVentures, Squadra Investimentos e Rede Mundo Verde. Ele também fala sobre sua carreira em bancos e empresas de beleza, bem como sua experiência como mentor Endeavor. É uma entrevista rica em insights valiosos para empreendedores e investidores.

 

Temas abordados:

  • Primeiro contato com empreendedorismo
  • Transição para mercado financeiro
  • Trajetória como investidor
  • Private Equety
  • Venture Capital
  • Varejo Brasileiro
  • Gente e Cultura
  • Importância das Mentorias

 

Indicações:

 

Participantes:

Donato Ramos – CEO da Solum Capital (Convidado)

Donato Ramos

Solum Capital | CEO
5/5 4 2

Validação de Modelo de Negócios; Estratégia de Crescimento; Captação de Recursos via Credito e Equity; M&A.

 

Daniel Muniz Silva –  Investidor e Mentor (Host)

Daniel Muniz Silva

YNN Ventures | Empreendedor, Investidor, Mentor e BoardMember
5/5 20 4 81

Posso te ajudar a entender melhor o seu negócio e potencializar tudo que você acredita.

 

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Transcrição:

Show galera muito bem-vindo Sou Daniel Silva mais uma vez com vocês aqui no em mentor Cash e hoje o Episódio 10 10 e um episódio muito especial para mim hoje eu vou estar falando com uma das pessoas que que é o meu mentor na vida há muitos anos uma amizade aí que eu acho que já tem quase 15 anos e uma das pessoas que mais me ensinou e que eu tanto troco Então já começa com duas referências a ele né Episódio 10 a gente já Lembra do nosso ídolo Zico dois flamenguistas aqui é o sorriso no rosto então 10 de Zico e Antes de eu começar eu fiz um dever de casa aqui que é que é para dar um pouco o Tom dessa conversa e eu vou ler uma frase aqui de uma pessoa que que é uma grande referência para mim e para o meu convidado e eu achei super super aspas estamos todos aprendendo modificando ou destruindo ideias o tempo todo destruir rapidamente suas ideias no momento certo é uma das qualidades mais valiosas que você pode adquirir você deve Se forçar a considerar os argumentos do outro lado charlier falamos trocamos mensagem sobre ele no começo essa semana então galera Episódio 10 vai ser incrível com vocês meu amigo comentou meu sócio Donato Ramos bom

prazer obrigado pelo convite depois dessa apresentação que você ainda conclui ela como fala mãe com a expectativa foi lá para cima responsabilidade foi lá para cima Obrigado pelas palavras obrigado pela apresentação sempre um prazer estar com você estar com vocês aqui na mitor para as atividades para os eventos sempre muito legal dando um pouco de contexto que fiz essa introdução super carinhosa Donato tem uma história profissional que eu respeito e admiro muito eu acho que por isso essa essa colaboração essa troca e a gente está sempre sempre se provocando né é um dos poucos amigos que a gente tira foto de página de livro manda um para o outro e ali começa alguns diálogos né Dom ilustra aqui um pouco para quem tá ouvindo a gente seja seja o nosso canal do YouTube ou no nosso da forma que ele que ele ouve o podcast conta um pouco da sua história Donato como começou Onde você tá hoje e aí a gente parte a partir daí cara muito bom vou começar a minha história contando a minha história desde o começo né A minha família é uma família de empreendedor que estão no meu pai empreendedor foi empreendedor a minha mãe também foi empreendedora então sempre tirar um negócio a minha referência em casa sempre foi de empreendedores né Na época não tinha esse nome né as pessoas chamavam né empresários então eu desde muito novo eu e vivo a dinâmica das experiências de ser empresário no Brasil e desde muito jovem é sempre muito curioso sempre muito interativo com meu pai com minha mãe sobre os negócios deles falar sobre negócios era uma era um cotidiano lá de casa então a gente falava sobre o negócio nos papos de família Então essa foi a minha referência e assim eu fui sendo criado então eu sempre tive essa essa convivência comum de negócio depois eu decido fazer faculdade de administração algo muito cedo na faculdade as primeiras primeiras semanas de faculdade já começa a trabalhar no negócio dos meus pais então eu tenho né meu pai tinha um negócio minha mãe tinha outro negócio eu ficava parte do tempo do meu pai parte da para aprender os dois negócios para ajudar os dois os dois negócios depois eu tive a oportunidade de estagiar na Esporte Interativo né Sempre fui muito apaixonado por Esporte também visse vivenciar a história no começo da história do Esporte Interativo que foi uma passagem curta mas foi uma passagem bastante relevante porque essa tinta empreendedores incríveis né foram ótimas referências também no começo de carreira e depois eu fiz uma eu fiz uma começa uma uma carreira na Embelleze uma indústria de bens e consumo começa

mercado depois eu faço uma migração para gestão de marcas né Depois nos últimos no último quase dois anos na Embelleze eu fui gestor de marcas e a minha carreira nesse começo de carreira é muito muito direcionada para vendas e marketing né era o que eu assim como no começo de carreira foi muito muito nessa dinâmica né Eu gostei muito da atividade de vendas sempre foi muito curioso sobre sobre marketing são todas as iniciativas né de construção de marca de criação de uma marca desenvolvimento de uma marca até que um dia eu tive oportunidade de fazer uma mudança de carreira e para o mercado financeiro eu não não eu tinha um conhecimento básico né de contabilidade né de matemática financeira

não conhecia com profundidade né o tema Mas tive oportunidade e foi um sofá uma mudança importante de carreira também onde eu aceitei o desafio eu tava numa tava no momento ainda inicial de carreira mas já construindo né um caminho né nessa área de marketing tivemos e a partir desse convite eu faço essa mudança de carreira né muito jovem mas já uma mudança bastante interessante e nesse banco de investimento no modal a gente foi contratado pela família fundadora da mundo verde da rede Mundo Verde para assessorar a família no processo de venda da empresa e esse processo é no final um fundo de investir no fundo de praia da elétrico comprou essa empresa e fez o convite para mim e para mais outro executivo que trabalhava comigo no banco que trabalhava comigo na Embelleze foi quem me levou para o banco a gente sai junto para fazer o negócio do Mundo Verde junto com esse fundo de praia O que foi mais um momento importante da minha vida porque eu eu tive a oportunidade de participar dessa dessa transação tive oportunidade de me tornar sócio dessa situação isso envolveu eu tomava os riscos né importantes e também risco de Capital apertei capital o patrimônio que eu tinha eu praticamente aluguei ele todo para participar dessa transação e e vou junto com o Sérgio tocar essa operação acho que acabou compondo esse time trazendo outros executivos para compor o time executivos e sócios participei dessa história por aproximada de quatro anos até que a gente companhia Como inicia o processo de preparar a venda da companhia né sair dos investidores e no início desse processo sai da operação para ir para esquadras recursos queria montar uma área de praia me convida para junto com outra pessoa do time montar essa área na esquadro a gente inicia essa atividade de investir na empresa de Capital fechado a gente investiu numa companhia chamada Imaginário uma rede de varejo depois de cerca de dois anos depois que a gente investiu na companhia Surgiu uma necessidade né da gente fazer uma reestruação do time de gestão e eu fui para a companhia para assumir uma posição executiva e fiquei nessa posição por aproximadamente 6 anos até o momento que a gente vendeu a companhia para Americanas em Julho ano passado ao longo desse processo a gente fez algumas definições

de varejo que formou né o grupo único que foi a companhia que a gente vendeu para Americanas em julho do ano passado não foi nada esse processo eu decido operação operação da único também da Esquadra e hoje estou na solo a solo a gente é a gente tem um grupo que tem duas dois negócios né o negócio é uma gestora de recursos a gente atua tanto em praia

e a gente tem uma participação na de fora A gente é sócia a gente opera bifor é uma nova é um novo Mercado de Ações ou mercado de balcão para emissões de ações de empresas que faturam entre 10 e 300 milhões então é uma iniciativa onde a gente quer oferecer para as pequenas e médias empresas brasileiras a possibilidade de fazer um up de acessar o mercado de capitais através do mercado de balcão né o mercado com características muito semelhantes da Bovespa da p3 dando acesso aos pequenas e médias empresas acessar o capital no mercado de investimento através da biforme Então é isso que a gente faz aqui além disso esses últimos nos últimos 15 anos eu tenho um movimento bastante intenso o pai dela participando né como o mentor diversos empreendedores do Brasil e também diversos conselhos constitutivos de empresas apoiadas pela ideia e também de outras atividades discutir os metores individuais processo de avaliação dos empreendedores que são selecionados para ideal e também já Participei de outras iniciativas ligada a startups não é considerado brasileiro e também é faço alguns investimentos nessa sócio de algumas empresas hoje eu tenho uma estrutura que tem capital meu proprietário capital de outros investidores aonde a gente faz investimentos startups e séries onde a gente aposta capital também o meu conhecimento de negócio de gestão das companhias que a gente investe acabou estendendo um pouco mais mas achei legal e contar a história toda para todo mundo

então eu te conheci justamente naquela transição modal Mundo Verde né exatamente onde você passava boa parte do tempo em Petrópolis que era onde estava o grupo ali ali na Mundo Verde do seu recordo corretamente eu queria explorar essa essa parte da história

era uma empresa familiar que tinha montado um grupo Varejista né que já tinha certo posicionamento de marca e número de lojas mas com modelo de gestão familiar eu acho que naquela época que você entra junto com Sérgio era para liderar essa transformação na gestão tentando imagino otimizar várias nuances do negócio para eventualmente aquele grupo de investidores como você contou fazer a saída anos depois como é que foi essa essa experiência Porque por mais que você fosse um executivo ali do Mundo Verde você era um empreendedor né você tava empreendendo num negócio que já tava andando e tinha que otimizar tinha que fazer crescer como é que foi essa experiência do Mundo Verde não Ótimo ótimo ponto realmente foi Foi uma foi uma experiência empreendedora a gente né ao conhecer a companhia e do processo né acho que a gente teve oportunidade de hoje Sergio te conhecer bastante o negócio ainda no banco né quando a gente estava se sorando a companhia no processo de preparação para uma venda Então essa etapa permitiu eu e o Sérgio a gente ganhar bastante conhecimento da operação e ganhar bastante conhecimento das oportunidades o que nos deu bastante confiança também sobre o potencial do negócio e sobre as oportunidades de melhorias operacionais que existiam na companhia a companhia até então conduzida pela família fundadora de uma forma muito brilhante em vários aspectos é uma marca muito bem construída no posicionamento bem construído uma dinâmica é junto com as equipes

bem bem desenvolvido também então tinha ali né uma vamos dizer assim tinha uma uma construção de negócio bem feita mas que tinha muito potencial de crescimento que tinha muito potencial se alavancada quando você traz melhores práticas governança melhores práticas de gestão e quando você traz gente é nova a gente aproveita também o time que tá na companhia aliando né em novos objetivos e novas metas e a linha é todo mundo nesse objetivo né tanto relativamente incentivos para que todo mundo esteja buscando esse novo patamar o desafio é que você quando você né faz uma aquisição de uma empresa familiar uma empresa que na época tinha algo próximo a 22 anos 23 anos de operação que tem uma herança cultural que tem uma dinâmica de negócio já estabelecida é tanto com seus times quanto seus outros takeholders você e você quer implementar uma série de novas práticas Sérgio novas ações tomar muito cuidado para não se perder o que foi o que foi muito bem feito até agora acho que esse é o grande desafio quando quando tem uma situação que você compra uma empresa ou quando você né assume uma gestão de uma empresa que tem características

muitos sólidas e você fazer essas melhorias sem sem perder o que foi muito bem feito até hoje então a gente né a gente teve um cuidado muito grande pessoas a companhia tinha o time muito dedicado muito cometido com o negócio e que tinham seios né de desenvolvimento de crescimento então a gente encontrou um time com muito potencial e deu espaço e deu capacitação e aliou esse time e trouxemos muita gente nova né trouxemos novas novas pessoas para equipe Você tem uma relação no modelo de negócio né do Mundo Verde que é a relação com franqueado Então você reorganizar você é estabelecer melhorias do processo na relação com o franqueado também é super importante quando você tem um modelo de negócio que você tem um parceiro franqueado todo mundo verde ele tem um desafio muito grande que foi uma integração de sistema né a rede de mundo a rede de lojas na época aproximadamente sem lógica você não tinha uma integração de sistemas de loja você tinha aproximadamente 10 sistemas rodando nas lojas e as nossas com

uma visão de dados uma gestão de dados consolidada das operações então a gente teve a gente fez uma integração de sistema que foi muito importante para a gente poder fazer a gestão dessa rede é de uma forma melhor a gente melhorar a gente nessa rede melhorar o serviço franqueado melhorar a dinâmica de loja e por último a o abastecimento né a gente sai de uma rede de aproximadamente sem lógica uma rede de aproximadamente 400 lojas e para fazer esse crescimento a nível Nacional a gente precisou estruturar a nossa rede a nossa rede de parceiro de fornecedores para que eles pudessem acompanhar o nosso crescimento e fazer com que os produtos chegassem em qualquer lugar do Brasil Então e a gente fez isso no processo é muito rápido dizia em cinco anos a transformação da empresa foi muito grande e fez com que a empresa cinco anos depois a gente investiu tivesse um valor de mercado 11 vezes maior do que o valor que a gente investiu tivesse gerado bastante resultado e a gente conseguiu Construir ali

os nossos time da franqueadora muito poderoso

Mundo Verde aí até hoje eu vou ficar voltando em partes da sua trajetória é porque eu acho que em cada capítulo te conhecendo tão bem eu vejo que você desenvolveu é evidentes desenvolveu certas habilidades que te colocam na posição hoje de ser de estar liderando de estar liderando o grupo de tá fazendo investimento anjos super handzone Então eu queria ir construindo isso dali você vai para esquadra né como você falou uma gestora acho que a maior do Rio de Janeiro para liderar uma área de arquiteto Vamos botar dessa forma e aí eu surge um investimento na Imaginário novamente já era um grupo estabelecido já eram Varejista e novamente uma oportunidade de cair para dentro e fazer executar uma gestão que desce um músculo maravilhoso de retorno ali dentro da Esquadra falando muito de muito da operação imaginária em si cara qual foi qual foi o grande desafio Que que foi o grande aprendizado novamente você Abandona o Rio de Janeiro começa aí para Florianópolis toda semana então assim você já onde precisa você tava e e o ciclo se acaba com uma saída para as lojas Americanas Então esse episódio aí que que Qual o grande aprendizado porque o grande aprendizado né foi foi um investimento que a gente fez no final de 2012 a gente foi o acionista pontuador dessa companhia né durante durante quase 10 anos acho que o grande aprendizado é que se você a gente recuperar o nosso plano de negócio quando a gente mexeu na companhia muita coisa foi diferente muita coisa foi diferente a gente teve que fazer muitas mudanças e ajuste rotas né nesses 10 anos primeiro que a gente enfrentou né Principalmente ali no final de 14 até meio 16 o cenário muito desafiador de negócio do Brasil função de uma recessão econômica a gente né tinha uma companhia que 95% do CV né que é o curso mercadoria vendido o curso produto é dualizado a gente investe na companhia com dólar próximo a casa de 1,90 ou 9 ponto final 2012 e em abril de 2013 quatro meses depois o dólar já tava ultrapassando a barreira 2,50 e a gente praticamente operou essa companhia nesses 10 anos com dólar médio de 3,5 para r$ 4 Isso muda muito a sua estrutura de margens né então a gente teve que se adaptar a gente teve que implementar uma série de práticas né de gestão de controle de custos e de negociação com fornecedores desenvolvimento da cadeira de fornecedores para suavizar o impacto do campo nesse período a dinâmica de varejo que a gente também tivesse que é fazer uma série de evoluções em mix de produto em tamanho de loja em modelo de loja adaptar modelo de loja então acho que o grande aprendizado é que por mais que você não negócio por mais que você traça uma rota o terreno né o terreno que você vai percorrer ele vai te obrigar a fazer uma série de ajuste uma série de correções mudanças de Rota durante esse caminho para você chegar onde você que aonde você quer chegar a gente né quando a gente deixou na imaginário no final de 2012 tinha muito claro onde a gente queria chegar a gente né tinha uma marca muito poderosa você tinha é uma uma companhia que tinha uma competência tem ainda uma competência muito relevantes momento de produto e desenvolvimento de comunicação o modelo de instituição multicanal na época Imaginário já tinha o modelo de loja franquia mandou principal tinha multimarcas tinha já ecommerce então a gente tava muito claro que o modelo vencedor era o modelo de desenvolver todos esses canais e lá na frente integrais canais foi o que a gente veio fazer isso em 2020 né na integração de canalidade da companhia e uma companhia que tinha uma capacidade de Supply né a nível Global utilizando uma estrutura operacional própria na China então é sempre foi o nosso vamos dizer assim o fundamento e a gente sempre quis usar esse fundamento para tornar o que era Imaginário o negócio maior e mais valioso negócio melhor e comprar novas marcas que pudessem se apropriar desse dessas competências e assim a gente fez a gente fez uma aquisição que foi a casa amarge depois a gente fez uma aquisição que foi porque então assim o mapa assim o destino a gente a gente executou ele né companhia deste nove anos foi esse processo né de formação de um grupo de marcas no varejo brasileiro fez a evolução dos canais fez a evolução dos modelos de negócio e gerou muito valor mas o caminho ele foi muito difícil então e a gente né nós hipnoses e investidores né o conselho administração da companhia todos os times da companhia todos executivos todos todas as equipes tiveram que nesses nove anos fazendo uma série de adaptações mudanças rever modelo de negócio é buscar eficiência onde a gente achava que não tinha né a gente tinha né a nossa estrutura de despesa a gente todo ano se questionava onde que a gente podia recuperar o dia que a gente podia ganhar um pouco mais de margem para poder né alocar essa margem adicional em crescimento seja em Nova Glória seja de comunicação de produto então a gente neste final de ano a gente teve que ser uma capacidade adaptação muito grande e uma capacidade de não se abater aos desafios as dificuldades a gente pegou um cenário como eu falei muito diferente do que a gente esperava né negócios sociais Mas isso não impediu a gente fazer uma companhia muito mais valiosa 9 anos depois mais uma vez a gente conseguiu isso para uma capacidade para uma residência muito grande dos times o apoio do Conselho um apoio dos investidores é e uma busca incessante como é que a gente diante dos cenários como é que a gente melhorava operação então a gente conseguiu nesse cenário nesse cenário que eu comentei aqui a Imaginário ela consegue crescer o limite dela Seis vezes né porque a gente né operou essa companhia basicamente três anos teve ali né Vivemos um período de pandemia muito relevante nós conseguimos fazer uma série de melhorias operacionais aí só é possível se você acordar todo dia começar o dia e fazer o que a gente vai fazer melhor hoje ninguém precisa fazer diferente hoje O que que a gente precisa melhorar o negócio seja para o cliente seja na operação então foi essa busca incessante diante do cenário muito desafiador que permitiu a gente nove anos chegaram a gente queria chegar mas o caminho foi muito diferente e sempre é não tem jeito cara Fantástico teve Gente boa aí teve investidor bom nesse negócio para ajudar muito bom isso é muito importante você ter você tem investidores boas investidores que estão alinhados com os objetivos né onde a gente quer chegar e que você consiga construir uma uma relação né de comunicação com esse investidores né de forma muito transparente para apresentar que tá sendo é encontrado pela companhia né os artista e Companhia tem e mostrar o que que você tá fazendo para endereçar esse problema esses desafios para aproveitar as oportunidades faz com que você queria uma relação com os investidores muito boa e a gente teve a sorte ter investidores que não só apoiavam né na direção Mas vamos colocava muita disposição é para apoiar diretamente com seus conhecimentos pessoais com suas conexões pessoais para que a gente pudesse encontrar caminhos ou executar melhor o que a gente estava se propondo executar os nossos os nossos investidores realmente foram muito bons e a gente tinha um conselho são muito importante também um conselho um conselho muito muito ativo e muito próximo ao executivos né e apoiando e provocando e também questionando e muitos muitos momentos e criando também dinâmicas de incentivo tanto de remuneração quanto de apoio psicológico para que esse time do executivo junto né com todos os times da companhia pudessem entregar as metas superar os desafios e fazer o que a gente fez

eu vou eu como eu conheço outra história eu vou abrir um novo capítulo já já na sequência mas para encerrar essa Aqui são 9 de Imaginarium 4 de Mundo Verde

o que que é o varejo brasileiro Dom qual que que se considera pré-requisito para ter sucesso no varejo Brasileiro né

primeiro não não Inclusive eu tive essa conversa hoje com outros nossos das empresas que a gente é investidor aqui que é o negócio que a gente quer Foca no cliente Foca no cliente Foca no cliente até a gente começou essa conversa porque a gente começou falando hoje cedo sobre o concorrente que vinha que vem no processo de imitar tudo que a gente faz cara legal mas deixa ele imitar a gente vamos perder o foco que é o foco do cliente quando você não perde o foco no cliente quando você não perde o contato com o cliente entender né o cliente da sua loja o cliente da sua operação o que que ele Qual são os anseios Qual são os desejos que eles perdem da sua marca quando ele quando ele vai a sua loja quando ele entra no seu site porque eles querem encontrar Qual o nível de serviço que ele quer dica de gostaria de ter a mais né de oferta de produto ou de serviço da da sua marca você não pode perder o contato com o cliente acho que nesses quatro anos de Mundo Verde os nove de mais nada eu sempre fui muito aficionado de não perder é o tato do cliente não perdeu o tato do que tá acontecendo no mercado né isso envolve visitar a loja conversar com a equipe de loja conversar com cliente eu tinha eu tinha o que eu sempre fiz tá Dani e eu sempre coloquei a área de atendimento ao cliente saque ou gestão de relacionamento cliente baixo de mim porque é onde você sente o curso da empresa cara assim eu eu não imaginaram no primeiro momento eu assumir uma área comercial a área dos canais comerciais é área de atendimento ao cliente ela ficava debaixo de logística distribuição de operações eu trouxe isso para debaixo da área comercial porque eu queria ouvir tudo que chegava dos clientes de problema de atendimento de loja há problema que come as problemas no atacado multimarcas problema com produto e E aí curiosamente depois que a gente assumiu Nara comercial a gente ganhou quase que todos acho que a gente ganhou todos os anos Reclame Aqui de melhor atendimento nas categoria e isso permitiu também nesse cenário mais desafiador da Imaginário a gente ser mais rápido a gente ser mais vamos dizer assim mais eficiente nas mudanças de produto mudanças de faixa de preço mudança de categoria porque a gente não perder esse contato com o cliente não perdi o foco do cliente e nos momentos que a gente tem mais dificuldade nas performance de venda é quando a gente não ouviu o cliente ou perdeu o status com o mercado né Foi quando a gente foi para uma linha de produto que não tava alinhada porque o mercado queria o mercado esperava da gente eu acho que assim de forma não varejo que é muito competitivo como nós o varejo que é o varejo demais apertadas é o varejo que você precisa performar bem Você precisa ter operações de escala Não perca o contato com o cliente acho que esse é o ponto 1 acho que 1.2 o varejo e aí que não entrando uma dinâmica de comparativo com outros segmentos cada um tem a sua complexidade mas o varejo ele é muito complexo ele é muito ele é muito desafiador porque todo dia você abre a sua loja você inicia sua operação de conversa no zero a zero todo dia é o dia o caixa tá zerado Então você todo dia tem que fazer o resultado todo dia você tem que construir de novo o resultado né pegando aqui fazer o paralelo numa lógica operado de 10 as 10 da manhã no dia seguinte às 10 ou caixa está zerado tem que começar de novo você tem que começar a operação de novo Tem que né atender os clientes novos performar bem de novo então é um negócio que assim que ele é um negócio que você tem que fazer muito bem feito e fazer de forma muito intenso de falar muito indicado ele fala muito com muita paixão 365 dias por ano não tem jeito não tem jeito faz total sentido essa questão do cliente porque é um jogo de recorrência né você tem você tem você tem o antivírus do teu cliente ali quando ele é bem tratado a recorrência voltando o marketing boca a boca e essa tua transição da imaginário muito mais na Imaginário é a explosão do Social media também onde o cliente teve ficou antes ele falava ele pegou um megafone né a partir do surgimento ali desse desse tipo de canal o cliente Poder Sem dúvida

não só mídia mas também poder de compra né porque se você entra numa loja você é mal atendido se você rapidamente você entra aqui ou você vê aonde tem outra loja similar perto de você ou você compra pela internet então é hoje o consumidor Ele tem ele tem muitos canais para comprar então para você reter esse conquistar esse cliente vai ter esse cliente você precisa atender muito bem Sem dúvida Sem dúvida Sem dúvida cara acho que aqui eu fecho o que eu tinha me preparado do ciclo execução né aqueles aqueles 13 anos ali de operações complexas intensas que tinham que crescer que já estavam andando e aí Eu começo essa segunda parte aqui da nossa conversa mas alinhado falando mais de olhos Stage mais de Vento mais do que que você tá vendo para o futuro e eu queria explorar um episódio que eu comprei muito de perto aqui começa a ilustrar essa segunda parte que é o seu relacionamento com a Bel

eu lembro eu acho que eu lembro quando você achou ela e você falou cara olha o que eu tô vendo eu ó o que eu tô entrando eu acho que esse relacionamento é isso me corrige mas quatro cinco não mais mais cinco seis anos já seis anos seis anos cara e ali e ali foi uma menina uma visão uma ideia um projeto por obcecada como você gosta de dizer e a colaboração de tudo isso que vem acontecendo nos últimos seis anos né então recapitulando 13 anos de operações complexas grandes levando para gigante E aí eu queria trazer para esse episódio da Bel na bowbags que era uma coisa Inicial embrionária ali o show show de uma menina só né E essa essa evolução dela como empreendedora e você muito do lado dela como investidor como mentor handzone como é que essa experiência como é que como é que tem sido essa experiência ela era Incrível essa experiência de você é participar de histórias Abel Ontem foi um dia muito feliz para mim né porque sabe aquele material da latitude

que é uma empresa que eu tô acompanhando o Murilo azul e o Lucas também há quase seis anos né E hoje estou lá no conselho com eles hoje a companhia e Ontem eles estavam lá como um dos destaques de companhia a categoria Wellness então assim é muito é muito gratificante participar dessas histórias são histórias difíceis assim o que que a Bel já teve que superar desafios né que o Murilo ajuda o Lucas também é assim é incrível a resiliência que esses empreendedores tem e aqui do meu lado né como investidor que que me proponho a não só alocar o dinheiro né o capital que pareces companhias aí é importante é colocar no tempo as minhas experiências para para dar suporte para esse empreendedores né e o suporte muitos momentos não suporte você tá falando de crescimento você tá falando de oportunidades muitas vezes está falando de desafios grandes né de problemas estão fazendo de caixa a decisões operacionais complexas a saída de pessoas a situações onde a companhia fica muito próxima às vezes fazer o movimento grande esse movimento não acontece esse tem uma frustração do Empreendedor como é que você traz o empreendedor de volta cara o jogo segue né acho que assim o apoio o apoio psicológico né mas não apoio assim ter alguém que empreendedor possa negar e contar com o desafio possa compartilhar trocar é muito valioso para o empreendedor é muito valioso [Música] histórias que estão né é construindo um caminho né então né É

no rumo Da onde Da onde querem chegar nessa metáfora do mapa né dos objetivos serem conquistados mas que tem muitos desafios no dia a dia né Acho que tem muitos desafios do dia a dia e você numa situação numa dinâmica de uma Startup você tem a carência de recursos recursos financeiros recursos humanos recuso operacionais E você tem que superar né no caso né uma empresa como Mundo Verde [Música]

as empresas mas a sua restrição de recurso era muito muito menor do que numa companhia Como Abel que começa como blog de moda né se transforma hoje na maior plataforma de aluguel de roupas sensuais do Brasil

como uma das principais marcas de well né do Brasil hoje empresas posicionamento digital É só passar essas duas então quando você é a trajetória desses empreendedores [Música] esse empreendedores tiveram superar muitos desafios e muitas vezes estão muito sozinhos né estão muito e aí o que como eu falei assim acho que muito mais do que o dinheiro que que eu aposto essas companhias de estágio é muito mais a disponibilidade de hora que você quiser a hora que você quiser você vai me ligar o tema que for e eu vou te atender se eu não te atender é porque eu não posso mas eu vou te atender assim que eu puder então e aí ter esse tempo essa disposição para debater os temas e para ajudar esse empreendedores a enfrentar os seus desafios é muito valioso é muito valioso muito valioso E aí assim eu acho que isso essa fala que eu vou falar agora serve tanto para empreendedores do processo de buscarem investidores e também para investidores que que olham a oportunidade

as coisas levam tempo né Eu vejo muitos investidores querendo investir Startup com a expectativa aqui em dois ou três anos vão ter uma saída porque o amigo do clube o primo o amigo do trabalho investiu e teve lá uma saída não sei quantas vezes pode acontecer em 23 anos ou até menos mas é o normal é que leva tempo as coisas acontecerem leva tempo e a taxa de mortalidade e a taxa de mortalidade é 90%. é muito alta e esses dois casos que a gente né citou aqui outros é as companhias ao longo do tempo foram comprando caminhos foram contando alternativas para crescimento para superar Em alguns momentos né Você pode [ __ ] não vai andar o negócio não vai andar o negócio não vai crescer como eu esperava Calma calma para vou pensar vai vai achar outro caminho vai achar vai Vão buscar Auto alternativa né tô nem falando aqui né do pivotar né que não dá totalmente seu negócio Mas vamos olhar as oportunidades vamos olhar as alternativas isso pode né pode mudar um pouco a rota mas não vou perder a direção da onde a gente quer ir e então tem que dar tempo para as coisas acho que tem esse que você falou assim o normal vamos dizer assim né pegando start estatisticamente falando a maior probabilidade do negócio não vingar do negócio não acontecer o negócio e aí pode ser falido né ou pode ser ele ficar ali nunca ser E aí né os empreendedores podem decidir não dá quantidade de negócio é o negócio fecha mas é tirando o que é o que praticamente é mais mobilidade de acontecer que é não dá certo para dar certo é leva tempo eu não vou saber não vou lembrar exatamente aqui a data mas o nubank ele apareceu também de 2016 17 Mas acho que ele foi fundado em 2007/2006 né da famosa casinha né e a gente vê a conhecer ele Talvez em 2016

a companhia tá seguindo o caminho dela tá seguindo a direção dela e tá buscando Alternativa de cada dia mais fazer um negócio melhor o negócio mais mais valioso não e a dinâmica que a dinâmica macro ela ela ela tá mudando muito rápido né Então realmente tem um tem um ingrediente paciência que para o empreendedor é muito difícil acho que tem dois ingredientes para o empreendedor que é difícil uma questão da paciência porque ele sente Fora de Controle e outra é a questão de lidar com risco quando o psicológico diz o veriza para diluir o risco mas o correto é foco e priorização então são dois são duas situações que o empreendedor no começo da jornada ele tem que saber trabalhar muito bem senão fica muito mais difícil mas eu trouxe esse episódio que era para ilustrar essa sua colaboração essa sua paixão é isso que você acabou de falar me liga quando quiser É verdade você você trabalha assim você funciona assim você é uma das pessoas que eu conheço mais sedentas por conhecimento você tem essa realmente para o seu DNA essa questão de constantemente aprender mais constantemente está interagindo com pessoas melhores que você e aí eu entro aqui também nesse nesse nessa coisa que eu queria explorar com você assim gente tá gente assim eu acho que meu grande aprendizado quando eu comecei quando eu sentei oficialmente nessa cadeira de de Full Time mentor de coach de que ajuda os empreendedores no começo dessa jornada foi validar certas premissas que existiam em torno de gente gente cultura acho que foram as duas coisas que eu mais foi impactado quando eu sair da operação e foi por uma cadeira diferente de uma visão mais holística que que a gente estudo Dom sim é tudo né É tudo é tudo a tudo é tanto e aí eu vou trazer esse tema tanto para dinâmica né das companhias que eu atuei como executivo sócio executivo né essas histórias aconteceram porque eu sempre tive muita gente boa do meu lado muita gente muita gente com vontade de fazer as coisas acontecerem e o maneamento muito grande e na cadeira hoje de investidor né tanto em companhias mais maduras né

onde a gente investe pelo pela nossa atividade de quanto na atividade urgente é o elemento mais importante

porque porque conectando os pontos que a gente que a gente falou aqui hoje já é fazer construir histórias empresariais é muito é muito difícil é Um Desafio muito grande né eu digo eu faço um paralelo com Esporte Talvez seja um dos esportes mais difíceis do mundo é um esporte de alto intensidade de muita dedicação Então você precisa ter essa dedicação você precisa ter esse movimento você precisa ter essa paixão né Você precisa ter essa garra então aqui a gente tem cada vez mais né da solo investido tempo para conhecer bem as pessoas com que a gente se torna fácil né quem são as pessoas que a gente vai se tornar sócio e nas companhias de gente boa porque a gente faz a diferença né E aí as pessoas né o talento humano recurso humano capacidade humana ela é potencializada por uma cultura permite né as pessoas explorarem todos os seus valores né e seu potencial então cultura é muito importante também Mas é muito importante que as pessoas sejam pessoas

excelentes E aí o que que são pessoas excelentes para a gente aqui né pra gente aqui é muito baseado no que no que é um modelo mental que eu vi construindo nos meus anos nos últimos anos sobre o perfil de pessoas excelentes falando sobre negócio né sobre construção de negócio de alta performance é obcecado alfanumático a pessoa que dorme e acorda pensando o negócio e que tá sempre buscando Como melhorar o negócio como tornar operação mais eficiente como tornar a operação melhor para o cliente como tornar uma operação melhor para suas equipes colaboradores Pensa como melhorar a companhia para todos e como é que essa companhia é muito um pouco vai se tornar uma companhia melhor uma companhia mais valiosa uma companhia que se destaca dos segmentos que está toda hora se provocando como fazer isso E aí se provocando internamente se provocando olhando o que acontece do mercado não só no seu setor mas em outros setores e combinado é isso uma umidade intelectual que é uma unidade intelectual de quando você quando se depara com uma situação de uma oportunidade de melhoria ela busca essa melhoria e quando é confrontada né ou quando é questionada sobre uma oportunidade de negócio de melhoria ela tem uma humildade de parar pensar refletir ter uma posição sobre Porque eu conheço muita gente boa na minha vida mas com baixo índice pessoal que aquele famoso Já sei já fiz isso dá para fazer Ah não esse caso não serve como exemplo

para a gente aprender aqui a sensação do Charlie do começo da conversa foi exatamente essa né

seus conceitos revendo seus fundamentos e os modelos mentais e assumindo novas ideias assumindo novos paradigmas assumindo novos valor né novas referências é como você como você é creche na vida e outro dia tá valendo sobre sobre eu não vou lembrar exatamente quem falou isso mas o cara foi muito sobre isso assim era um empreendedor americano que já tinha feito cinco empreendimento super sucesso ele falou assim cara eu fiz isso porque eu tive a capacidade de sempre botar meus ratos pessoal eu me botar meus ratos lá em cima né não me não já o negócio que que sucesso não como é que eu posso ser melhor que eu posso fazer coisas maiores como é que eu posso fazer coisas ainda mais extraordinárias mais impactantes e ele foi subindo sarrafo e foi fazendo coisas maiores tirando tirando né os pontos que são críticos os pontos que são questionários mas o Elon Manson que para mim exemplo disso de uma pessoa que tá toda hora querendo fazer coisas novas coisas maiores de aprendendo né tudo que eu já li sobre ele diz que ele é obcecado fanático já aprender coisas novas e aprender sobre os negócios né dizem até Né verdade que ele dormia no chão da fábrica né da tese no começo tratar ali acordar cedo e aprender com os engenheiros então assim Acho que essa capacidade essa vontade de aprender essa vontade de melhorar essa busca obcessante é o que para mim definir gente boa entendeu Acho que tudo isso aliado também com valores né as pessoas que são pessoas do bem pessoa tem um tem um livro de um Vet Caps americano que ele fala sobre isso né escrever um livro para dizer que a falta sucesso dele é fazer negócio com gente do bem Então quando você convida do jeito que vem a gente boa ainda a gente honesto gente transparente gente que não gosta de canto não gosto sabe pessoas que têm valores de bom convívio social e de né acho que isso Além disso é cara pensando em performance cara é obsessão fanático humildade virtual que acabam pertencendo uma cultura legal né pessoas boas pertencem a uma cultura boa pessoas que não estão alinhadas essa cultura eventualmente acaba expulsando Esse cara é

você falou você falou essa questão do musk dormindo na fábrica né Para conhecer os engenheiros E aí você conta o episódio da Imaginarium onde você puxa o casco do teu guarda-chuva para você ter a temperatura do cliente o tempo todo né e um erro que eu vejo muitos empreendedores no World cometendo é que quando chega a primeira rodada Ok não o FF mas a primeira rodada Ok eles eles tendem a contratar pessoas que ficam entre eles e o problema e eles e eles e eles saem dessa curva de aprendizado da dor numa fase que ainda é exploratória ele ainda tá descobrindo quem sente aquela dor de verdade como que ele lida com aquela dor como é que quando que aquela dor acontece ele tem uma tese de como selecionar aquilo tudo aí ele faz uma rodada e sai de oito grupos de amigo para 40 eventualmente esse cara tá trancada numa Sara querendo ficar fazendo report para investidores querendo ficar fazendo ação de pior e ele perde o contato com o problema né Então isso que você você falou na fábrica dormindo porque porque ele queria ter o conhecimento é total holístico ele queria sentir o cheiro da fábrica Ele quer saber como é que toca o sino como é que a galera descansa como é que eles comem e quando você conta na história da Imaginário que você traz o teu time que Querida cliente para dentro como um termômetro e depois você fala que o sucesso no varejo no Brasil né é tratar bem o cliente esses empreendedores não podem largar quem tá sentindo a dor no começo da jornada Porque fizeram uma rodada e acha que tem que ficar falando com somente com veículos de comunicação fazendo recorte pro investidor e esse é um erro que eu tô vendo com muita frequência com muita frequência prendedores bons cometendo show próximo ponto cara o quarto sempre

é a famosa fala do Charles murder quando o arbus faz alguns colocações ele fala nada acrescentar

bom eu queria eu queria aqui na abertura você comentou um pouco da sua relação com a ideiavor né que é um grande benchmark aqui para para em mentor é o trabalho que a ementa faz que ainda é amor faz com Possivelmente os melhores empreendedores do mundo né um grupo super super seleto super exclusivo e é uma enorme referência aqui dentro mas eu não queria explorar aqui a gente já tá chegando quase no final eu não queria explorar o Donato mentor eu queria explorar o Donato mentorado me conta um pouco como é que como é que você como é que você trabalha isso né quem não precisa citar nomes nada disso mas eu tenho certeza que isso é parte do seu pacote de conhecimento e de evolução profissional e pessoal como é que a sua relação com os seus mentores como é que você aborda você tem alguma Cadência Você tem algum Framework como é que o Donato é o mentorado eu eu não tenho uma forma estruturada de fazer ser mentorado né o que eu o que eu faço bastante e você é uma das pessoas que eu uso para fazer isso é o famoso sandycheck né Acho que ter pessoas de referência e ter humildade acho que a humildade também né de você entrar em contato com uma pessoa que você confia uma pessoa que você admira e que você tem né uma admiração sobre as considerações que a pessoa vai fazer você expõe o desafio que você tem hoje foi até o processamento que você quer fazer Olha eu quero investir essa empresa aqui o que que você acha são exercício de humildade porque pode vir do outro lado uma série de críticas é uma série de pontuações que são contrários da sua posição e que você é tem que aceitar isso então a prática de ser mentorado ela começa com a prática de ter humildade então toda vez que eu mudar de sempre você se for buscar uma opinião de uma outra pessoa você vai receber aquela opinião de uma forma construtiva Então acho que essa capacidade eu acho que é isso que eu tenho tá Dani eu acho que é isso que eu tenho Vem tentando cada vez eu vou ver mais essa capacidade de expor as minhas ideias de expor o que eu quero fazer o que eu tô pensando em fazer ou que eu tô estruturando a fazer para outras pessoas e aí são pessoas que que eu admiro né tem algumas pessoas têm um né o meu conselho pessoal negócio eu digo assim todas as pessoas deveriam de ter o seu conselho pessoal que são três a cinco pessoas não mais do que isso as pessoas que você pode acessar sempre para testar suas ideias e suas convicções então né eu tenho você como uma dessas pessoas né tenho mais três pessoas que trabalharam comigo nos últimos 15 anos e que eu acesso é com frequência para apresentar as minhas ideias né com fantasma certo para fazer o que eu chamo de um teste de ácido nas minhas ideias né eu jogar o ácido minhas ideias Se ela depois que você joga um ácido ela ficar de pé que a ideia é boa então eu acho que sobre esse tema de novo é um exercício de humildade é um exercício também de via de Mão Dupla Então sempre que também se colocar à disposição daquela pessoa para ela fazer esse esse o caminho contrário com você é e faço uma recomendação para todas as pessoas terem ali é três a cinco pessoas que você admira que você criou um laço de confiança porque essa relação de mentorado mentor ela na relação de confiança e nós falamos sobre isso todo dia né uma troca de mensagem você sobre o papel que a confiança tem a relação de confiança entre as pessoas ela tem um papel muito importante catalisador e performance se você constrói dentro de uma ou nesse né no outro no outro grupo laços de confiança de você se relacionar e você expor seus problemas a capacidade de você se potencializar é muito grande né acho que eu nunca tinha oportunidade de participar mas aqueles grupos como iou né que aquele grupo de empreendedores e de novos o que eu ouço das pessoas que fazem parte desse grupo é na lá no grupo tem uma relação de confiança mútuo Entre todos os participantes que todos têm espaço para ser vulneráveis então todo mundo é vulnerável dispostos arquivos funcionais escolha seus as suas ideias ser criticado ou ser essas ideias alavancadas ou né com ideias novas mas é essa relação de mentorado em mentor essa relação de um grupo né de um conselho pessoal a base dela é humildade e confiança Então é eu também na minha vida empreendedora eu tive muitos mentores em diversos momentos relações algumas perpetuaram né em diversos ciclos profissionais e até hoje em outras em determinados Desafios que eu tinha naquele momento Ah tô tô aqui com a decam e preciso fazer uma proposta é para uma agência de publicidade não faz ideia como fazer aquilo buscava alguém conseguia me instruir mostrar o Caminho das Pedras e eu tô com você assim acho que é o mindset Né de querer sempre aprender de que tá sempre numa jornada de conhecimento Long Live nem Total Então acho que a partir do momento que você Abraça o mindset que você tá sempre aprendendo sempre buscando mais conhecimento isso automaticamente deixa uma pessoa mais humilde você sai da arrogância de ser tudo né E você tem essas interações maravilhosas com pessoas que que gostam de compartilhar E aí você matou quando você fala via de Mão Dupla né diversos momentos onde eu tô numa posição de mentor eu eu adquiro um conhecimento que eu não tinha diversos momentos né então é muito legal bom estamos chegando aqui no final agora eu tenho um exercício aqui uma brincadeirinha com você tá é pompom beleza e aí a gente fecha aqui esse episódio eu faço a chamadinha final aqui do episódio da desse desse nosso bate-papo Então vamos lá pronto

um livro de liderança

que assim eu gosto muito de biografia né então acho assim Acho que até a fundação Eu gosto muito de biografia acho que teve uma primeira que eu li assim que foi a grande primeira América do Sam Walton Porque ela foi a primeira biografia que embarcou recentemente eu li né Acho que o marca da vitória é o livro bastante relevante Eu gostei muito do como chegar lá do Black

das minhas últimas leituras no impactou bastante a produção tem que botar o link aí para a galera já clicar no link e comprar em bom é um mantra cara

eu acho que assim o meu mantra tem sido a questão da obsessão com a humildade intelectual eu tento muito não me acomodar

para não parar Então acho que manda para mim essa questão da obsessão

da busca sempre estar fazendo novas coisas e coisas maiores legal legal

que vocês estão me ouvindo não eu acho que tá acontecendo sim tá chovendo bastante aqui em São Paulo então vamos lá segue aí

Guilherme

vai passar a vida contando a história dos outros então se você não tomar risco na vida vai passar vai passar a tua vida contando a história de quem tomou risco e fez coisas legais seja Empresarial ou seja na sua vida pessoal quem tomou Richard fazer uma coisa diferente então quem não toma risco na vida vai passar a vida contando as histórias dos outros muito bom é muito boa então quando analisando quando analisando um uma oportunidade de investimento ali no World Flag

ficou tu aqui para mim Dani quando quando analisando uma oportunidade chegou aqui quando analisando uma oportunidade de Investimentos

que eu tenho que eu tenho as bandeiras vermelhas que eu tenho ficado recentemente é quando

quando a gente confronta o empreendedor sobre o desafio de mercado e o empreendedor rebate de forma muito muito rápida de que esse não é o problema ou questões está interessado acho que isso é uma coisa que é o grande headfly pra gente aqui é quando você quando a gente traz as interações um potencial problema pode ser grande seja de competição ou seja não estar claro como ele resolve uma dor do cliente e o empreendedor responde de uma forma muito especial para mim bate muito com a falta de humildade na hora vai ser a mesma coisa cara a última aqui para a gente fechar

tá com algum rack aí de produtividade tem alguma coisa que você está botando no teu no teu workflow aí que está te deixando mais produtivo que você pode compartilhar com os outros empreendedores

não vou te falar aqui nesse ponto ainda

acho que o pessoal que eu fiz últimos tempos Foi criar um grupo do WhatsApp para eu comigo mesmo fazer anotações ali tá sempre acompanhando acho que esse foi um reggae produtividade e eu acho que um Hack ter sido para mim uma forma interessante que até o ano atrás não era uma prática que eu tinha mas são os podcast hoje né eu tenho utilizado muito do podcast para absorver conteúdo para conhecimento posso fazer isso né caminhando posso fazer isso né no percurso o cara trabalha em casa somos dois eu eu também abracei o podcast inserir muito no somente quando vou correr na esteira etc e esse grupo de WhatsApp eu fiquei me ensinou foi minha filha de 12 anos de idade então eu também também tô com meu o meu grupo ali para mim mesmo eu fico mandando os links lá dentro e já tenho a nova geração me dando aula de tecnologia Então cara muito bom galera tivemos aqui um papo cara maravilhoso com uma pessoa que eu tenho uma admiração enorme troco muito Aprendo muito

tô muito feliz Acho que tem muita coisa legal gostaria de deixar bem claro para todos o Donato está disponível na inventou para compartilhar todo o conhecimento vai estar no link aqui do vídeo do podcast a página dele direto senão entra com a nossa equipe de atendimento o Donato é fera demais pode te ajudar em diferentes momentos você já tá começando um negócio explorando uma ideia se você tá pensando não é neném se você tá pensando em expansão é um cara que tem uma visão super holística diversos momentos da companhia e é um cara que é apaixonado por ajudar empreendedores e contribuir bom um pedaço de coração foi muito muito legal e a gente vai continuar essas e outras interações ali no nosso WhatsApp muito bom obrigado pelo convite Valeu galera abraço e aguarde número 11 tá vendo aí hein tchau

esse podcast é um oferecimento de cimento a maior plataforma de mentores do Brasil supere desafios de carreira ou da sua empresa saiba mais em mentor.com.br e conect fink integrações e automação de processos

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